Resenha do livro "Tarde Demais - Colleen Hoover"
janeiro 31, 2019
Para proteger o irmão, Sloan foi ao inferno e fez dele seu lar. Ela está presa em um relacionamento com Asa Jackson, um perigoso traficante, e quanto mais os dias passam, mais parece impossível enxergar uma saída. Imersa em uma casa incontrolável que mais parece um quartel general, rodeada por homens que ela teme e sem um minuto de silêncio, também parece impossível encontrar qualquer motivo para se sentir bem. Até Carter surgir em sua vida.
Sloan é a melhor coisa que já aconteceu a Asa. E se você perguntasse ao rapaz, ele diria que também é a melhor coisa que já aconteceu a Sloan. Apesar de a garota não aprovar seu arriscado estilo de vida, Asa faz o que é preciso para permanecer sempre um passo a frente em seu negócio e proteger sua garota. Até Carter surgir em sua vida.
A chegada de Carter pode afetar o frágil equilíbrio que Sloan lutou tanto para conquistar, mas também pode significar sua única saída de uma situação que está ficando insustentável.
Colleen Hoover não tem medo de escrever sobre assuntos delicados e Tarde demais prova isso. Perpassando as formas mais cotidianas de machismo até as formas mais intensas e cruéis de abuso, a autora mergulha na espiral atordoante que é um relacionamento abusivo.
Ps: Se você ainda não tem o Kindle Unlimited (clique aqui). Entrando por esse link você ganha 30 dias grátis. Mas se você não sabe o que é Kindle Unlimited, nesse (post) eu conto melhor como funciona. E sobre comprar um Kindle? Vale a pena? Veja mais (aqui). Mas vamos falar sobre o livro:
Fazia um bom tempo que eu não encontrava um livro que me prendesse tanto, que se tornasse um favorito e ainda me deixasse pensando na história mesmo depois de acabar.
Na minha opinião foi um livro que teve começo, meio e fim, e gostei de como tudo se desenvolveu, mas sabe aquela sensação de que você gostaria que houvesse mais para ler, porque simplesmente não sabe como vai ser sua vida após ter terminado? (dramático, eu sei...)
Bom, eu não podia deixar de começar essa resenha expressando um pouco de como me senti, e antes de comentar sobre do que se trata, preciso dizer que se você já leu outras obras da autora, esse livro é bem diferente de suas outras propostas, portanto que ela nem pensava em lança-lo, mas decidiu por fazê-lo e ele foi publicado com um selo adulto. Esse livro trata de temas delicados como violência doméstica e estupro, então tenha em mente que as cenas serão bem fortes e comoventes.
O livro conta a história de Sloan, uma jovem universitária que teve uma infância extremamente pobre e uma mãe viciada. Mas Sloan cresceu não apenas enfrentando os desafios de uma vida onde tinha que ser auto-suficiente, ela também teve dois irmãos mais novos (que eram gêmeos), mas após um acidente um deles acaba morrendo. Então Sloan vive a vida em função do irmão (que tem algumas deficiências) e só quando ele consegue um beneficio do governo e vai para uma clinica especializada é que ela pode começar a frequentar a faculdade.
Nesse momento ela conhece Asa, e eles começam um relacionamento. Mas a questão é que na verdade o livro já começa com Sloan sofrendo nas mãos dele, se vendo em um beco sem saída, porque ela não tem nenhum dinheiro, e o governo cancelou o beneficio do irmão, então Asa é o único que pode pagar pelo tratamento. Sloan vive na casa de Asa, que vive sempre cheia de gente, já que seu namorado é um traficante. E esse é mais um fato que a incomoda mas ela releva porque não vê outra alternativa.
Asa é aquele personagem mais escroto que você possa imaginar, possessivo ao extremo, canalha, babaca, que gosta de humilhar as pessoas, que trata a namorada como um lixo incontáveis vezes, e mesmo assim ainda tem uma forma distorcida de achar que a trata como uma princesa.
Esse personagem me chocou de muitas formas, seu psicológico é completamente complexo, e ver tudo o que ele fazia me causava uma repulsa cada vez maior a ele. Tanto que ele causava medo em todos, até nos próprios "amigos".
Em meio a tudo isso, Carter entra na história, conhecendo Sloan na aula de espanhol e imediatamente cativando a amizade dela. Só que mais tarde ela o vê frequentando a casa de Asa para fazer negócios com seu namorado. Isso a deixa confusa, porque a última coisa que quer é se envolver com mais alguém que está nesse mundo de Asa.
Esse livro me chocou de uma forma que eu ainda não havia sido chocada. Mesmo já tendo lido muitos livros darks, posso dizer que esse foi mais chocante exatamente por ser tão próximo da realidade, com personagens tão bem construídos e profundos que era como se eu estivesse bem ali presenciando tudo junto com cada um deles.
Eu já havia lido o livro métrica da autora, e não gostei. Mas sempre escuto coisas tão boas a respeito da sua escrita que dei uma nova chance a ela, e aqui está o livro que me ganhou completamente. Tanto que mal posso esperar por ler outros dela e ver se são tão bons assim. E se você já leu, me conta nos comentários o que achou, vou adorar saber. Beijos, até a próxima ;*
Quotes
"Ele abriu as mãos e largou as preocupações dela, incapaz de pegá-las para si. Mas ela as pegou de volta e espanou a poeira. Quer segurá-las sozinha agora.”
"Ele é arrogante, tem temperamento forte, é difícil lidar às vezes. Mas me ama. Ele me ama para cacete. E eu estaria mentindo se dissesse que não o amo também. Se pudesse, eu mudaria muitas coisas em Asa, mas ele é tudo que tenho no momento, então aguento. Ele me trouxe para casa quando eu não tinha mais para onde ir. Ninguém mais com quem contar. Só por esse motivo eu o aturo. Não tenho escolha.”
“Não tenho energia suficiente para dizer a ela que é tarde demais. Fecho os olhos pela última vez. Mas tudo bem, porque ela é tudo o que vejo. Ela é a última coisa que vou ver.”
“Chorei por deixar que ele faça isso comigo. Chorei por sentir que não tenho escolha. Chorei por ainda estar com ele, apesar da pessoa que se tornou. Chorei por não ter saída, por mais que eu queira ir embora.”
“O amor não é encontrado. O amor encontra. – O olhar de Carter percorre toda a sala até achar o meu. – O amor o encontra no perdão após uma briga. O amor o encontra na empatia que você sente por outra pessoa. O amor o encontra no abraço que vem após uma tragédia. O amor o encontra na celebração depois de derrotar uma doença. O amor o encontra na devastação depois de se render a uma doença. ”
💜💜💜💜💜
Acompanhe o Livros com Romances nas outras redes:
Promoções no Telegram - Promoções no Facebook - Instagram - Youtube
0 comentários
O que vc acha disso ?