Resenha do livro "A Hipótese do Amor - Ali Hazelwood"
janeiro 15, 2023Quando um relacionamento falso entre cientistas encontra a irresistível força da atração, as teorias de uma mulher sobre o amor, cuidadosamente calculadas, são postas à prova.
Olive Smith, uma estudante de doutoramento em Biologia, não acredita em namoros duradouros. Após terminar o relacionamento com Jeremy, percebe que a sua melhor amiga, Anh, gosta dele e decide juntá-los. Para a convencer de que não se importa e de que está feliz e a namorar, Olive precisa de o provar, mas, pressionada, entra em pânico e resolve beijar o primeiro homem que vê: Adam Carlsen, um jovem professor de outro departamento. Olive acaba por ficar chocada ao perceber que este tirano do laboratório da Universidade de Stanford, conhecido por deixar os estudantes em lágrimas, aceita manter a farsa e fingir que é, realmente, seu namorado.
Quando uma conferência científica corre mal e ameaça a carreira de Olive, Adam surpreende-a de várias formas… e uma pequena possibilidade científica, o que era apenas uma hipótese sobre o amor, transforma-se então numa experiência inesperada.
Uma história maravilhosa imersa num ambiente académico. Um tubo de ensaio para a vida.
Ps: Se você ainda não tem o Kindle Unlimited (clique aqui). Entrando por esse link você ganha 30 dias grátis. Mas se você não sabe o que é Kindle Unlimited, nesse (post) eu conto melhor como funciona. Mas vamos falar sobre o livro:
Olive está se candidatando a uma vaga para fazer doutorado, quando tem um encontro um pouco constrangedor dentro do banheiro de um laboratório com um cara que a vê tirando as lentes de contato vencidas e chorando por causa do olho irritado. Acontece, que eles até tem uma conversa bem profunda, que faz com que a Olive se sinta mais confiante em decidir por fazer o doutorado, e anos depois ela se encontra em seu segundo ano, onde faz uma pesquisa importante sobre o câncer no pâncreas quando de fato a história começa.
Após o prólogo, a primeira cena do livro é a Olive beijando um cara aleatório no meio do laboratório a noite. E depois que ele retribui o beijo, descobre que o cara estranho é na verdade o professor Adam, que é temido e odiado por todos os seus alunos, que muitas vezes já foram traumatizados pelos seus feedbacks negativos.
Ela fica toda sem graça, e ele exige que ela explique porque o beijou. Então Olive começa a explicar que tinha um ex ficante, mas que ele não era alguém com que ela se importasse tanto, maaas, que ele e a sua amiga tinha uma enorme queda um pelo outro, mas que a amiga nunca tinha tomado alguma atitude sobre isso pois não queria "trair" a amizade delas. E pra provar pra essa amiga que ela não gostava desse cara, ela disse que ia ter um encontro. Só que como a amiga acabou aparecendo no laboratório e ia descobrir a mentira, ela agarrou o primeiro cara que encontrou.
Num primeiro momento a sensação que dá é de que as coisas iriam terminar ali e cada um seguiria sua vida, mas um novo encontro com a amiga em que ela começa a questionar a Olive, o Adam chega e acaba entrando no jogo pra salvar a pele dela. E a partir dali eles conversam e decidem que seria interessante para os dois manterem esse namoro de mentirinha, porque ele também se beneficiaria por algo com isso.
É ai que a tensão entre eles vai se construindo. Esse livro é uma comédia romântica, com apenas uma cena hot (que é grande, mas é apenas uma, mas meninaaa, compensa a espera viu, eles pegam fogo nessa hora). Então não espere por um romance erótico. Aqui o slow burn é muito bem construído e a tensão sexual entre eles só cresce. Mas acontece, que a gente vive de migalhas, e mesmo assim continua sendo maravilhoso.
Achei a escrita da autora inteligente e divertida. Eu gargalhei umas quatro vezes (como um porquinho), e achei alguns diálogos geniais. E mesmo que a autora traga bastante termos científicos pelo fato de esse ser o mundo dos personagens, não se torna algo inacessível, onde você fica se perguntando o que diabos ela está querendo dizer, sabe?
Outro ponto que amei, é que a autora trabalha bastante a "saúde mental" de certa forma. Porque em vários momentos é trazido a tona o quão difícil é fazer escolhas na vida das quais não se tem nenhuma certeza, e que escolher a vida acadêmica também não será fácil. O dinheiro é curto, e o trabalho é exaustivo. E isso tudo faz com que os estudantes sempre estejam se questionando se vale a pena, e com problemas de auto estima e confiança no seu trabalho. Será que está bom o suficiente?
Agora o que falar do Adam? Ele é perfeito gente.
Tá. Ele é ranzinza? É. Mas é um fofo gigante com a Olive. Além de ser um baita gostoso que até ajudou uma professora a empurrar uma caminhonete na subida pelo amor de Deus. (essa hora até dei uma suspirada)
Tá. Ele é ranzinza? É. Mas é um fofo gigante com a Olive. Além de ser um baita gostoso que até ajudou uma professora a empurrar uma caminhonete na subida pelo amor de Deus. (essa hora até dei uma suspirada)
Aaah, e eu não podia me esquecer de falar que os personagens secundários dão todo um charme para a história. A melhor amiga e o colega de apartamento da Olive são demais. E o Holder que é amigo do Adam também é um amor.
O plot do livro eu saquei que poderia ser exatamente esse um pouco antes de acontecer. E gostei dessa reviravolta. É um romance clichê, e achei que tudo foi muito bem trabalhado. Mesmo que eu tenha passado raiva em alguns momentos querendo mudar algumas atitudes dos personagens, eu ainda gostei de tudo.
Se você ainda não leu esse livro e está na dúvida, leia, sério. Vale totalmente o hype. Mas se você já leu, me conta nos comentários o que achou, vou adorar saber. Beijos e até a próxima ;*
Livro na Amazon: A Hipótese do Amor
Quotes
"Será que dois tipos diferentes de incômodo neutralizavam um ao outro? Parecia um tópico de pesquisa fascinante."
"Estou começando a me perguntar se isso é o que é estar apaixonado. Se rasgar em pedaços, para que a outra pessoa possa ficar inteira."
⭐⭐⭐⭐⭐💖
Acompanhe o Livros com Romances nas outras redes:
Promoções no Telegram - Promoções no Facebook - Instagram - Youtube
0 comentários
O que vc acha disso ?