Resenha do livro "Vendida ao Tráfico - Sammy Britto"
junho 10, 2021Ps: Se você ainda não tem o Kindle Unlimited (clique aqui). Entrando por esse link você ganha 30 dias grátis. Mas se você não sabe o que é Kindle Unlimited, nesse (post) eu conto melhor como funciona. E sobre comprar um Kindle? Vale a pena? Veja mais (aqui). Mas vamos falar sobre o livro:
Resenha quentinha saindo do forno. Depois de alguns dias sem postar, esse mês resolvi dar prioridade pra alguns livros nacionais que já estavam na minha lista de próximas leituras. E esse já me chamou a atenção pelo nome.
Camila é uma jovem de dezessete anos, que vive com a mãe (que tem câncer), e com o filho pequeno Bruno. Ela se tornou mãe muito cedo, e como também seu pai morreu quando era muito nova, ela acabou tendo que ser responsável e cuidar da sua família.
Logo nas primeiras páginas a autora apresenta o complexo do alemão, onde a Camila vive com a família e tem um laço de amizade muito forte com Fernanda, que é sua melhor amiga, e com a família dela, que sempre a ajuda da forma que pode.
A vida da Camila não é nada fácil, já ao acordar ela enfrenta a dura realidade de olhar uma geladeira vazia, e ter que explicar ao filho que ele vai tomar o café da manhã na escola (foi muito doloroso ler essas cenas). Deixando o filho na escolinha, ela vai para suas aulas do último ano do ensino médio, e após esse período ela corre buscar o filho e ir para casa para cuidar da mãe que está doente.
Como eu disse, nada fácil. E a Camila, apesar de morar no complexo do Alemão, e ver diariamente traficantes e os "vapores", ela mantém distância e tenta se fazer o mais invisível possível para não chamar a atenção dos criminosos. Só que em um dia, a convite da amiga Fernanda, enquanto estão tomando sorvete, dois vapores chegam na mesa delas, e dizem que todas as mulheres de dezoito a vinte e um anos estão sendo intimadas a comparecer na quadra do morro no dia seguinte. Porque o dono do morro, o Mancha (Marcos), vai escolher a sua "fiel".
Ela fica apavorada com a ideia de ser obrigada a ir, porque acabou de completar seus dezoito anos, e não tem como bater de frente quando chamou a atenção por algum motivo. E quando ela começa a refletir sobre a hipótese de ser a escolhida, e poder pelo menos ganhar mais comida para sua família, ela acaba decidindo ir, e ver no que vai dar... só que ela sabe que não vai ser capaz de abaixar a cabeça para homem nenhum.
Marcos é o traficante dono do morro, e o mais temido entre todos. Ele é cruel, brutal, e um assassino de sangue frio. Ele também não aceita ser afrontado, desafiado e nem desrespeitado (a autora conseguiu me fazer ter medo dele, parabéns Samy). E quando ele conhece a Camila, você já deve imaginar a explosão que vai acontecer, né? (fiquei tensa, amigos, o TEMPO TODO)
Apesar do Marcos ser tudo isso, ele ainda consegue mostrar humanidade nas pequenas coisas. Como quando demonstra raiva ao ver a necessidade extrema da família de Camila, e quando trata o filho dela como se fosse uma preciosidade pra ele.
Esse personagem é complexo, e eu falei isso na minha resenha do Youtube. Eu demorei muito para dar redenção a ele, porque na maior parte do livro, ele é extremamente explosivo, acaba deixando a Camila muitas vezes se sentindo humilhada, e mesmo que eu gostei de livros com personagens questionáveis, o Marcos me surpreendeu nesse ponto, porque mesmo que eu quisesse gostar dele, eu demorei muito pra ser conquistada. Mas fui. (mas fui difícil...)
A relação dos dois por muitas vezes é tóxica, mas também é empolgante. Então eu sugiro que você comece a leitura com a mente aberta. Assim não se desespera com o personagem. #dicadeouro
A autora também trabalhou de uma forma muito boa alguns pontos, como por exemplo o dilema da Camila em se aproximar de um criminoso, e sobre o desejo de muitas mulheres em ter o status de "fiel". Além de trazer reflexões sobre perda, responsabilidades, família, amigos, lealdade, e superação.
Aaaaah, e preciso comentar sobre as cenas de ação. O que foi isso Brasil? Eu esperava encontrar alguns tiros, mas temos até bombas aqui minha gente. Fiquei passada, chocada. E tensa com medo de algum dos meus personagens favoritos morrerem. (ps: Fernanda e Coringa deram um charme a mais pra história)
"E é como dizem: você só sabe o que o outro passa, quando estiver no lugar dele."
"Se sentir inferior é um sentimento que te engole lentamente, ele vai tomando espaço, até que quando você tem ciência sobre o que está acontecendo, ele já tomou boa parte da sua auto-estima, da sua vontade de viver e de se sentir importante."
"O seu melhor dia, pode ser as vinte e quatro horas mais tristes da vida de outra pessoa."
💜💜💜💜
Acompanhe o Livros com Romances nas outras redes:
Promoções no Telegram - Promoções no Facebook - Instagram - Youtube
2 comentários
Amei sua pagina. Leila RJ
ResponderExcluirMuito obrigada Leila :)
ExcluirO que vc acha disso ?