Resenha do livro "Todas as suas (im)perfeições - Colleen Hoover"
outubro 10, 2022Uma história de amor perfeita é suficiente para manter vivo o casamento entre duas pessoas imperfeitas?
O acaso uniu Quinn e Graham duas vezes. A primeira delas, no que consideraram o pior dia de suas vidas, quando ela descobriu às vésperas do casamento que estava sendo traída pelo noivo e ele, pela namorada que pretendia pedir em casamento. A segunda, meses depois, em meio a encontros ruins.
Deste reencontro surgiu um amor profundo e um relacionamento perfeito... ou talvez nem tanto. Com o passar dos anos e a frustração por não conseguirem ter filhos, Quinn e Graham acumularam silêncios e desconfianças. O casal se encontra no centro de um furacão, e seu futuro depende das promessas feitas quando o casamento ainda parecia uma praia paradisíaca.
Ps: Se você ainda não tem o Kindle Unlimited (clique aqui). Entrando por esse link você ganha 30 dias grátis. Mas se você não sabe o que é Kindle Unlimited, nesse (post) eu conto melhor como funciona. Mas vamos falar sobre o livro:
Comprei esse livro em uma promoção recente que teve na Amazon. E apesar de não ser um livro que eu estivesse com tanta expectativa para ler, eu estava bem curiosa sobre os problemas conjugais desse casal.
Todas as suas (im)perfeições conta a história da Quinn e do Graham, que se conhecem em um dos piores dia da vida deles. Quinn está chegando ao apartamento do noivo para fazer uma surpresa, mas quem fica surpresa é ela ao encontrar um estranho rondando a porta do apartamento. Com um pouco de conversa, ela descobre que o Graham está ali após descobrir que a namorada dele está o traindo com o noivo dela.
Arrasados e sem saber como agir nessa situação tão constrangedora, eles se sentam no chão do corredor e conversam enquanto esperam os traidores saírem. E nesse momento, eles se conectam de uma maneira, que não esperariam de forma alguma se conectar com alguém que acabaram de conhecer.
Após um confronto com o noivo dela e a namorada dele, eles passam o restante da noite juntos, mas cada um vai para um lado sofrer suas mágoas e superar seus términos.
Meses depois eles se reencontram, e começam um relacionamento só deles, só que o livro não vai apenas contar como foi o começo dessa história, mas vai principalmente nos mostrar de forma intercalada, que enquanto o começo foi tão bonito, a realidade deles agora é triste, cheia de problemas, e que é difícil entender como aquele casal que tinha uma conexão tão forte chegou a esse ponto.
Esse livro trata de um tema que pode ser sensível para muitas mulheres, que é sobre conseguir engravidar. Quinn e Graham começam a tentar ter filhos um ano após se casarem, e depois de seis anos tentando, eles vivem quase como estranhos dentro da própria casa, já que a Quinn se fechou completamente para ele, e até mesmo me causou raiva a forma como ela o tratava ou pensava sobre ele.
Mesmo não me identificando com o problema da Quinn na pele (não tenho vontade de ter filhos), consigo imaginar a dor de ter um sonho e ele ser frustrado após tantas tentativas. No começo eu fiquei muito puta com ela por estar agindo de tal maneira, sendo que haviam outras opções, mas em determinado ponto onde tive revelações sobre tudo o que eles já haviam tentado, eu comecei a me sentir mais empática com ela.
O livro foi uma mistura de muitos sentimentos para mim. Eu suspirei horrores com o Graham, e mesmo que ele também tenha cometido erros, consegui entendê-lo muito mais fácil na minha cabeça. Eu amei como ele sempre foi paciente, determinado, e tinha uma convicção muito definida sobre o amor que tinha pela esposa. Já a Quinn, me irritou bastante em se mostrar egoísta e tão distante, mas aos poucos essa raiva foi diminuindo, até o ponto em que eu passei a entendê-la melhor.
Ambos erraram, e mesmo eu culpando mais a Quinn por não ter colocado em palavras sobre o que sentia, o Graham também demorou muito em confrontá-la sobre os problemas que eles estavam tendo no casamento. Sete anos que eles estão juntos, e como assim eles ficaram SEIS ANOS sem expor as dores do que estavam sentindo? Sei que pode ter pessoas que são mais fechadas e se isolam, mas acredito que até mesmo essas pessoas teriam explodido suas dores um pouco mais rápido do que isso.
Mas enfim, mesmo com essa enorme falta de diálogo, com o meu leve ranso da Quinn no início, e um erro do Graham mais para frente na história, consegui vê-los como humanos. Consegui sentir e amar a mensagem por trás dessa história. Nenhum casamento ou relacionamento vai ser perfeito. E devemos amar também quando nada estiver bem, quando esse amor se fizer ainda mais necessário. É muito fácil amar alguém quando tudo vai bem. Mas e quando está tudo dando errado? Será que o amor é o suficiente?
E não só isso, mas também que se só focarmos nas imperfeições de outra pessoa, mas principalmente nas nossas, deixamos de aproveitar tudo o que é perfeito a nossa volta. Deixamos de valorizar todas as outras pequenas coisas que contam. E essa foi a melhor lição que tirei dessa história.
Se você estava em dúvidas sobre ler esse livro, indico demais essa leitura. Foi sem dúvidas um dos melhores que já li da autora, e só não dei cinco estrelas porque fiquei muito irritada com a falta de diálogo entre eles que durou por tanto tempo. Mas se eu fosse pensar apenas nas dores, na história e nas mensagens que o livro passa, com certeza é cinco estrelas e favorito.
Mas se você já leu, me conta nos comentários o que achou, vou adorar saber. Beijos e até a próxima ;*
Link do livro na Amazon: Todas as suas (im)perfeições
Quotes
"Se você iluminar apenas as suas imperfeições, todas as suas qualidades ficarão na sombra."
"Quando você encontrar alguém que é bom para você, ele não vai preenchê-la com inseguranças, concentrando-se em suas falhas. Ele vai te encher de inspiração, porque se concentrará nas suas melhores partes."
"Eu sei, sem dúvidas, que teremos muitos bons momentos. Não importa o que a vida nos faça, vamos criar ótimas lembranças juntos, Quinn. Isso é fato. Mas também teremos dias ruins e dias tristes que testarão nossa determinação. Esses são os dias que eu quero que você sinta o peso absoluto do meu amor por você."
"– Qual o segredo de um casamento tão perfeito? – perguntei.
O senhor se inclinou para frente e me encarou, muito sério.
– Nosso casamento não é perfeito. Nenhum casamento é perfeito. Houve momentos em que ela desistiu de nós. Houve ainda mais vezes em que eu desisti de nós. O segredo para nossa longevidade é que jamais desistimos ao mesmo tempo."
⭐⭐⭐⭐
Acompanhe o Livros com Romances nas outras redes:
Promoções no Telegram - Promoções no Facebook - Instagram - Youtube
Promoções no Telegram - Promoções no Facebook - Instagram - Youtube
0 comentários
O que vc acha disso ?