Resenha do livro "Corte de Gelo e Estrelas - Sarah J. Mass" (Série a Corte de Espinhos e Rosas 3.5)

agosto 14, 2018

Feyre, Rhys e seu círculo de amigos ainda estão ocupados tentando reconstruir a Corte Noturna e tudo o que mudou em seu mundo. Mas o Solstício de Inverno está próximo e, com ele, um descanso merecido. Ainda assim, mesmo a atmosfera festiva não pode afastar as sombras do passado que ainda se erguem. Enquanto Feyre vive seu primeiro Solstício como Grã-Senhora, ela entende que aqueles com quem mais se importa têm mais feridas e mágoas do que ela havia antecipado - cicatrizes que terão impacto no futuro da Corte.

Se você ainda não leu os três primeiros livros dessa série, é só clicar nas resenhas de Corte de Espinhos e Rosas - Corte de Névoa e Fúria - Corte de Asas e Ruína para conferir. E saiba que essa resenha vai ter muitos spoilers dos livros anteriores. 

Ps: Se você ainda não tem o Kindle Unlimited (clique aqui). Entrando por esse link você ganha 30 dias grátis. Mas se você não sabe o que é Kindle Unlimited, nesse (post) eu conto melhor como funciona. E sobre comprar um Kindle? Vale a pena? Veja mais (aqui). Mas vamos falar sobre o livro:


Quase tomei um susto quando descobri que a Sarah J. Maas já tinha lançado essa "pequena" continuação. Digo pequena porque a gente sabe que os livros normais dessa série tem bem mais de 500 páginas, então esse que tem 200 realmente é pequeno.

Mas voltando a parte do susto... Eu fiquei louca quando sobe que já tinha essa continuação, que vem para contar um pouco como está a vida dos personagens após a grande guerra, e que mostra como eles estão justamente em uma data comemorativa que é o solstício de inverno. 

Esse livro é uma transição entre os três primeiros livros (que inicialmente era apenas uma trilogia) e os próximos, que vão ser contados sob outros pontos de vistas e contar a história de outros personagens que não seja Feyre e Rhysand. 

Então nesse volume temos ainda Feyre e Rhysand como protagonistas, mas além deles, outros personagens como Azrel, Cassian e Mor ganham voz e nos mostram um pouco mais de seus pensamentos e coisas que podem acontecer em seus respectivos futuros. Claro que com essa mulher brilhante por trás da escrita desses livros, é impossível saber com clareza os detalhes e imaginar o final dessa história. Mas já conseguimos ter uma boa ideia de onde ela quer trabalhar e até quais caminhos ela pode tomar em relação aos personagens.

Antes de ler, eu havia visto algumas resenhas e vi muitas pessoas insatisfeitas dizendo que a autora estava apenas enchendo linguiça. Então comecei a leitura lutando contra as minhas expectativas. De um lado meu cérebro gritava: cuidado, todos estão dizendo que não foi tudo isso e você está indo com muita sede ao pote. Do outro lado, meu coração gritava: mais são aqueles personagens por qual você ficou apaixonada há não muito tempo atrás, não tem como nada que venha deles ser ruim. E realmente minha conclusão após a leitura é de que meu coração estava certo. 

Realmente concordo que algumas cenas foram focadas em coisas bobas e poderiam nem ter existido. Mas ao invés de estar cansada de ler sobre os protagonistas Feyre e Rhys, eu ainda fico feliz pelo simples presente ter algo a mais deles para ler. Então para mim foi realmente válido. E adorei também como foi a imersão dos outros personagens para no próximo volume, começarem suas próprias histórias. Vou comentar um pouco sobre cada um deles.

Começando por Nesta, que pelo visto é uma personagem polêmica nesse livro e muito discutida pelos fãs da série. No início do primeiro livro, eu realmente odiei Nesta. Saber como ela era egoísta em deixar que a irmã mais nova fizesse tudo sozinha para sustentar a família (e Elain também entra nessa lista, que fique claro) era triste. Mas depois que ela, assim como Elain, foi forçada a se transformar em uma férica, eu realmente entendi suas atitudes nesse livro. Porque vejamos, ela não só foi obrigada a se transformar em algo que ela aprendeu a odiar, mas também perdeu seu pai na guerra e quase perdeu o restante de sua família. Então realmente entendo seu estresse pós trauma, e muitas vezes me incomodei quando Feyre em vez de realmente olhar para a irmã, apenas a via como egoísta.

Mas embora eu entenda os problemas de Nesta, e sei que provavelmente nos próximos vou passar a amá-la, por enquanto eu ainda a vejo muito como aquela Nesta que não fazia nada para ajudar, mesmo que ela já tenha feito muito ao longo dos últimos volumes. Mas enfim, tudo bem, estou aprendendo a aceitá-la.

Agora sua relação com o Cassian, tem "muito chão" para que os dois se entendam, e eu torço muito pelos dois, mas enquanto esse momento não chega, me corta o coração toda vez que ela o esnoba. Tadinho do meu bebê iliriano.

(Obs: senti falta de cenas de amizade entre Nesta e Amren. A autora deixou várias vezes subentendido que elas se viam e não escreveu uma cena sequer dessas duas diabas? Poxa Sarah...)

Já Cassian, eu gostei muito dos seus capítulos, e sinto que esse personagem vai ser um dos meus favoritos (na verdade ele já é). E nem tenho muito o que dizer sobre ele, que mesmo tendo feridas tão profundas, ainda consegue usar seu bom humor para mascarar tudo o que o faz sofrer, inclusive seu amor por Nesta. (cuja pessoa insiste em ser insensível com esse fofo)

Mor é uma personagem que sempre me fascinou. Mulher forte, guerreira, que passou por poucas e boas quando era nova, e mesmo assim consegue ser doce, divertida e firme quando precisa. E já estou sentindo que quando chegar sua história vou me emocionar muito com seu passado, só sei que vou.

Azrel é aquele misterioso e fechado da turma, mas que mostra doçura em todos os momentos certos. E ele com certeza já ganhou meu coração. Tanto, que eu faço parte daquele grupo que não quer Elain com Lucian (seu parceiro predestinado), quero que ela fique com Azrel. Gente, não tem jeito, eu não consigo ver Elain e Lucian junto, por mais que ele também mereça encontrar sua felicidade, eu acho que ia fazer muito mais sentido ela ficar com Azrel, ou que a autora encontrasse uma pessoa muito, mais muito incrível para ficar com ele.

Já meu casal preferido, o que falar de Rhys e Feyre? Já to chateada por não tê-los como protagonista nos próximos livros. Ta bom, já sei... já deu. Mas gente, o que são as cenas entre os dois com diálogos através dos pensamentos? Eu aaaaamo quando eles conversam a distância ou quando apenas estão na mesma sala e tem conversas bem humoradas dentro de suas cabeças. Sério, acho que é o melhor desse casal, além de todo amor e química, claro. É justamente essa cumplicidade e bom humor que um tem com o outro que me ganhou. E se tem uma coisa que me irritou, foi justamente ter tanta enrolação na "escolha dos presentes para o solstício" e poucas cenas entre os dois. Estava esperando por mais deles, mas tudo bem, tudo o que li do casal foi intenso e significativo, e a cada vez que eles estavam juntos eu só conseguia sorrir e suspirar. Então só por isso já valeu muito a pena.

Sei que depois desse livro, estou muito ansiosa para os próximos volumes. Não vejo a hora de ter páginas sem fim e conhecer mais desses personagens e desse universo lindo que a autora criou. Então se ainda te resta alguma dúvida sobre ler essa série, leia, sério. Te adianto que o primeiro livro é bem lento no início, e cheguei a querer desistir, mas como sabia que tinha muito gente apaixonada por eles eu continuei, e antes do final eu já estava completamente fisgada. É um livro que te conta uma história, mas no segundo te faz entender que é algo muito maior do que você esperava ou achava que já tinha entendido. É realmente incrível.

Se você já leu, comenta aqui nos comentários o que achou, que vou adorar saber. Beijo, até a próxima ;* 


Quotes

"Você nasceu na noite mais longa do ano. Era seu destino estar ao meu lado desde o começo." - Rhysand. 


"Ela rasgou a escuridão com garras e dentes. Dilacerou e destruiu. A escuridão eterna ao redor dela estremeceu e se debateu. Ela riu enquanto aquele poder tentava recuar." 


"Para a abençoada escuridão da qual cada um de nós nasceu, e para a qual retornaremos algum dia."



💜💜💜💜💜



Acompanhe o Livros com Romances nas outras redes: 

Promoções no Telegram - Promoções no Facebook - Instagram - Youtube

You Might Also Like

0 comentários

O que vc acha disso ?

Estão lendo