DICA DE SÉRIE: ELIZE MATSUNAGA, ERA UMA VEZ UM CRIME (Documentário na Netflix)

julho 17, 2021

Sinopse: Da infância em Chopinzinho, pequena cidade do Paraná, até o conturbado relacionamento com o empresário antes do assassinato, acompanhamos os detalhes que sucederam o fato, desde tentativas de acobertamento do crime, passando pela confissão, prisão, julgamento em 2016 e também saídas temporárias.


Se você gosta de série/documentário sobre crimes, e ainda não viu a série documental que a Netflix produziu sobre o crime que Elize Matsunaga cometeu, você não sabe o que está perdendo.

Mesmo tendo ficado curiosa com o trailer que foi divulgado, e com toda a premissa por si só, que já é sobre um caso que chocou o país em 2012, eu não fazia ideia do quanto eu ia gostar desses quatro episódios como gostei.

Para se ter uma ideia, eu comecei assistindo sozinha, e no final do primeiro episódio a minha irmã de dezoito anos apareceu, e sentou junto... e quando meus pais passaram e viram algumas cenas, ficaram parados acompanhando sem conseguir sair do lugar.

É sempre óbvio que existe o outro lado da moeda, e essa série vai narrar uma linha cronológica de todo o acontecido, e mostrar os bastidores por trás de todo o caso da época. Além de uma longa entrevista com a Elize, que é exclusiva, já que ela nunca deu nenhuma declaração para a mídia ao longo dos anos.

Durante os quatro episódios, vemos como aconteceu o crime por alguns pontos de vista, a reação e comentários da família e de conhecidos da vitima e da Eliz. Também é discutido alguns temas como por exemplo o machismo presente até mesmo dentro do tribunal.

Assistindo a essa série, eu pude entender (na minha opinião) não só que, Elize é uma pessoa articulada, esperta, sabe conduzir muito bem suas falas, e que pode sim ter premeditado o assassinato (não pelas causas em que a acusação aponta), mas que ela também é humana. 

Ver seu passado como garota de programa jogado em sua cara no tribunal (e na mídia), com o intuito de "diminuir sua inocência", foi triste, já que em nenhum momento a atitude da vitima de contratar essas garotas foi questionado. A corda sempre arrebenta para o lado da mulher, isso é fato.

Isso não apaga a relevância do crime, ou de como foi bárbaro, ou de que ela merecia uma pena grande o suficiente, mas me mostrou, que muitos dos argumentos utilizados pela acusação foram idiotas, e machistas, passando para mim, credibilidade nenhuma, e fazendo ainda mais que eu tivesse "empatia" pela mulher que matou e esquartejou um homem, pelo amor de Deus.

Achei a ideia da Netflix brilhante, e trazer todo esse crime a tona para ser discutido e refletido, faz com que as pessoas tenham mais uma pequena chance de conversar dentro de suas casas. Como foi o caso aqui. Eu, minha irmã e meus pais debatemos muito sobre essa história, que nos fez refletir tanto.

Bom, espero que você dê uma chance, e já deixo de aviso que não é uma série leve. Pela premissa fica óbvio. Mas se você já assistiu, me conta aqui nos comentários o que achou, vou adorar saber.

Beijo e até a próxima ;*




💜💜💜💜💜


Ps: Se você ainda não tem o Kindle Unlimited (clique aqui). Entrando por esse link você ganha 30 dias grátis. Mas se você não sabe o que é Kindle Unlimited, nesse (post) eu conto melhor como funciona. E sobre comprar um Kindle? Vale a pena? Veja mais (aqui). 

Acompanhe o Livros com Romances nas outras redes: 

Promoções no Telegram - Promoções no Facebook - Instagram - Youtube

You Might Also Like

0 comentários

O que vc acha disso ?

Estão lendo