Resenha do livro "Corte de Chamas Preateadas - Sarah J. Maas" (Corte de Espinhos e Rosas 4)

agosto 28, 2021

Nestha Archeron sempre foi orgulhosa, irritável e lenta em perdoar. Ter sido Feita pelo Caldeirão não tornou sua personalidade mais doce. Mas o que poucos sabem é que, por trás da fachada de força, Nestha carrega uma dor que a está corroendo: o arrependimento por não ter feito nada para ajudar a família quando caíram na pobreza e por não ter sido capaz de salvar o pai...

Desde que foi forçada a entrar no Caldeirão e se tornar Grã-Feérica contra sua vontade, ela lutou para encontrar um lugar para si mesma dentro do mundo estranho e mortal que habita. No entanto, ela não consegue superar os horrores da guerra com Hybern e tudo o que perdeu nela.

A única pessoa que a incendeia, mais do que qualquer outra, é Cassian, o guerreiro com cicatrizes de batalha cuja posição na Corte Noturna de Rhysand e Feyre o mantém constantemente na órbita de Nestha. Mas seu temperamento não é a única coisa que Cassian inflama. O fogo entre eles é inegável, e fica ainda mais quente quando são forçados a ficarem próximos um do outro.

Como se não bastasse, a possibilidade de uma nova guerra desponta no horizonte e, enquanto isso, as traiçoeiras rainhas humanas que retornaram ao continente durante a última guerra forjaram uma perigosa nova aliança, ameaçando a frágil paz que se instalou nos reinos... E a chave para detê-los pode depender de Cassian e Nestha enfrentarem seu passado assustador.

Contra o pano de fundo arrebatador de um mundo devastado pela guerra e atormentado pela incerteza, Nestha e Cassian percebem que apenas juntos podem triunfar, e lutam contra monstros por dentro e por fora enquanto buscam aceitação – e cura – nos braços um do outro.


Ps: Se você ainda não tem o Kindle Unlimited (clique aqui). Entrando por esse link você ganha 30 dias grátis. Mas se você não sabe o que é Kindle Unlimited, nesse (post) eu conto melhor como funciona. E sobre comprar um Kindle? Vale a pena? Veja mais (aqui). Mas vamos falar sobre o livro:

Já peço perdão porque essa resenha vai ficar enorme, e se você ainda não leu os livros anteriores, vou deixar aqui os links para você conferir: Corte de Espinhos e Rosas - Corte de Névoa e Fúria - Corte de Asas e Rúinas - Corte de Gelo e Estrelas

Ps: Se você vai ler esse livro, provavelmente já leu os anteriores, então espero que não se importe caso eu dê algum spoiler dos primeiros volumes. 


Nestha está tendo um ano muito difícil após a guerra. Após perder o pai, e ter sido transformada em feérica junto com Elain, sua irmã mais nova, ela está tendo que se adaptar ao novo lugar em que vive (Velaris), ao novo corpo imortal, e lidar com os novos poderes. Mas ela não está bem, e seu único refúgio é beber todas as noites em tavernas pela cidade, dançar, e transar. Além de sempre tratar as irmãs e todos ao redor de forma grosseira. 

Então o livro começa com Cassian, indo até ao pequeno apartamento honroso em que ela está vivendo, para contar que Feyre e Rhys estão intimando-a para ir até a casa dela, pois eles tem algo importante a dizer. Acontece que o algo importante, é que com a última gastança absurda da Nestha em vinho (com o dinheiro da irmã e do marido), eles decidiram que já bastava dessa atitude dela, e que eles precisava focar em uma forma de ajuda-la. E a forma que encontraram foi de levá-la para a Casa do Vento, que fica a 10.000 degraus de altura (que ela só consegue sair de lá, ou descendo a pé, ou voando com algum dos ilirianos). Além disso ela ainda tem que começar treinar todos os dias com o Cassian pela manhã, e todas as tardes trabalhar na biblioteca subterrânea que fica abaixo da casa (um templo para as sacerdotisas que tem algum trauma).

É óbvio que ela fica puta com essa atitude da irmã, e dá aquele gelo enorme em todos, mas ela não tem muita escolha, já que sua outra opção seria ser largada no mundo mortal, e todos sabem que lá ela teria que viver escondida, já que não seria aceita. Então ela voa com Cassian até a casa, e seu tormento começa.

A Nestha pode tratar todo mundo, e é muito fácil ficar com raiva dela por todas as coisas horríveis que ela diz. Eu fiquei um bom pedaço do livro querendo que ela melhorasse logo, mas logo em que ela começa a passar os dias na Casa do Vento, fica nítido o quão afetada ela foi pela guerra, pela morte do pai, e por ter sido transformada. 

Ela tem diversos traumas, e gatilhos com coisas que não vou citar para não dar spoilers, mas a cada dia, cada noite que chega, é um tormento não ter onde distrair sua mente da dor que sente por não ter evitado tudo o que aconteceu. 

Assim que ela chega, a casa se mostra mágica, e disposta a conversar com ela de alguma forma, seja trazendo livros que ela vai gostar, uma comida, ou dando brincando com ela ao abrir uma porta dando a entender o que ela deve fazer. E essa foi uma das coisas mais divertidas no livro.

No início, Cassian está muito disposto a conseguir a atenção dela, e de fazer com que o treinamento começa de forma positiva, mas tudo o que ele recebe em troca são patadas, e uma indiferença que ele não está preparado para lidar, tanto que magoa, e magoa fundo. Fazendo com que seus sentimentos ganhem tanta importância na história quanto os dela. (e Cassian meu docinho, você não faz ideia do quanto eu queria te abraçar em alguns momentos)

Mas um sábio conselho que deram a ele ainda no início faz com que ele não desista, "continue estendendo a mão", e é exatamente isso que ele faz, dia após dia, até que a Nestha acabe participando do treinamento com ele. Só que ainda assim, ela não está melhorando.

Em uma das idas até o campo de treinamento dos ilirianos, ela conhece Emerie, uma iliriana que é dona de uma loja na pequena vila, e elas ficam próximas. E em suas tardes trabalhando na biblioteca, ela conhece Gwen, uma sacerdotisa alegre que faz questão de procurá-la sempre que pode para conversar. Os encontros com Emerie e Gwen vão passando pequenos e casuais, para se transformar em amizade, o que gostei bastante, porque a autora trouxe novos personagens para a história, fazendo com que a Nestha pudesse criar novos laços e não apenas se forçar a se aproximar das pessoas que ela já conhecia.  (inclusive a tensão entre todos com ela continua alta por muito tempo)

Com o treinamento, o trabalho na biblioteca, e vivendo sob o mesmo teto de Cassian, a melhora dela começa pequena, passa por muitos desafios, mas vai acontecendo de uma forma tão linda que eu fiquei emocionada com os rumos que esse livro tomou.

Mesmo sendo um livro de fantasia, ainda um romance (que por sinal é o mais hot entre todos da série, sem dúvida), traz uma carga emocional tão intensa, tão profunda ao retratar sentimentos de autodesprezo, depressão e estresse pós traumático, que eu fiquei chocada com o quão intenso um livro que poderia ser simples (e já seria bom), pode ficar perfeito.

Muitos não gostam da Nestha, e tenho que dizer que até o começo dessa história eu também não gostava. Mas após ver o crescimento da personagem, a luta pela cura, e o amor entre ela e o Cassian, eu passei a gostar tanto dela, quanto dos outros.

E esses dois? Eles pegam fogo viu. Que casal quente viu. Fora as cenas de tensão sexual que são incríveis, e todas as conversas com cutucadas que eles se estava empolgada com os hots. Eu nunca fiz tanta marcação em um livro na minha vidaaaa. Sério, a cada página era um tapa na cara diferente.

Eu sei que já falei do Cassian, mas preciso dizer mais uma vez o quanto amei suas atitudes do início ao fim, do quanto ele foi parceiro, leal, amoroso, dedicado, e determinado em ajudar a mulher que ama a se curar. Ele sempre tentou entende-la, respeitar as vontades dela, de conhecê-la melhor para derrubar o muro que ela construiu a sua volta.

Mas se você quer ler esse livro para revisitar os personagens anteriores, fique tranquilo porque aparece bastante de Rhys e Feyre por aqui, tem bastante deles, e de alguns outros também. Menos da Mor, que eu senti um pouco de falta durante as páginas, já que ela é tão amiga do Cassian, mas aparece muito pouco.

Ps: eu achei que pelo livro ser escrito em terceira pessoa, eu não gostaria, mas me enganei.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre ler ou não esse livro, eu posso te dizer com plena certeza, de que apesar de amar os segundo e o terceiro volume da série com todo o meu coração, esse aqui me conquistou de uma maneira que nem sei explicar. Tocou em um lugar tão profundo que só você lendo para talvez entender. Mas se você já leu, vem conversar comigo sobre ele aqui nos comentários, eu vou adorar saber o que você achou.

Obrigada por ler até aqui, beijos, e até a próxima ;*


Link na Amazon: Corte de Chamas Prateadas

Ps: Você também pode procurar esses livros nos sites do Submarino ou Americanas ;)



Quotes

"Então Nestha se tornou um lobo. E se armou com dentes e garras invisíveis, e aprendeu a atacar mais rápido, mais fundo e com mais mortalidade."

"Sou inútil e não presto para nada, foi o que Nestha quase falou."

"Odeio tudo o que sou. E estou tão, tão cansada. Estou cansada de querer estar em qualquer lugar que não seja minha cabeça."

"- Na primeira vez em que vi essa expressão no seu rosto, você ainda era humana. Ainda humana, e eu praticamente fiquei de joelhos diante de você. - A respiração dele acariciou a orelha dela, e Nestha não conseguiu impedir que seus olhos estremecessem até se fecharem. O sorriso dele roçou a têmpora dela. - Seu poder é uma canção, e uma que esperei muito, muito tempo para ouvir Nestha."

"- Ninguém pode ser tão bonito assim a não ser eu, Nes. 
Babaca arrogante. 
- Rhysand e Azrel são assim - disse ela, em tom doce. 
- Tenho um ou dois músculos a mais do que eles.
- Não estou vendo.
Ele piscou um olho.
- Talvez estejam em outros lugares."

"Cassian era bom. Em sua alma, em seu coração de guerreiro, Cassian era bom de uma forma que Nestha sabia que a maioria das pessoas não era. De uma forma que ela sabia que ela mesma não era e jamais seria."


💜💜💜💜💜

Acompanhe o Livros com Romances nas outras redes: 

Promoções no Telegram - Promoções no Facebook - Instagram - Youtube

You Might Also Like

0 comentários

O que vc acha disso ?

Estão lendo