Preconceito Literário
julho 27, 2017
PRECONCEITO
substantivo masculino
- 1.qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico.
- ideia, opinião ou sentimento desfavorável formado sem conhecimento abalizado, ponderação ou razão.
- 2.sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância.
Hoje vamos falar de preconceito literário. Aposto que se você lê o blog é por gostar de ler romances, ou ser um conhecido meu. Posso garantir que a maioria dos meus leitores são leitores de romance. E digo isso com orgulho.
Já falei por aqui que existem muitos tipos de romance hoje em dia: erótico, dark, new adult, sobrenatural, young adult, chic-list, de época, contemporâneo. E eu já passei por todos esses.
Os que mais me agradaram? Na maioria, romances. Mas que tipo? Todos. Como eu disse em outro post: um mundo novo se abriu após a leitura de Cinquenta Tons de Cinza. Sim, Cinquenta.Tons.De.Cinza.
Foi uma febre, é um favorito até hoje, e fez eu me apaixonar pela leitura. Então sou grata a esse livro que abriu meus olhos para um mundo novo, que mostrou que posso sentir prazer ao ler um livro em vez de encará-lo como uma obrigação. Mas o que me deixa inconformada, é como existem pessoas ignorantes e preconceituosas.
Agora imagine: se existe preconceito em relação a cor, a peso, a altura, a etnias, a religião, porque não haveria a gosto literário não é mesmo?
E essas pessoas que se dizem tão inteligentes por gostar de outros gêneros, que julgam quem gosta de Cinquenta Tons de Cinza e adoram jogar criticas por ai, tenho só uma coisa para te dizer: você é um ignorante preconceituoso.
Sabe, ninguém é obrigado a gostar das mesmas coisas que você. Eu respeito isso. Tive um namorado que amava senhor dos anéis e mesmo que eu não gostasse como ele, eu o respeitava. Mas ele toda vez julgava meu gosto por Harry Potter. E eu tenho uma prima que é um bom exemplo de ser humano respeitoso. Que leu a trilogia Cinquenta Tons, mas não gostou dos filmes. E mesmo que ela não gostasse nada dos livros, ela respeitaria meus gostos. Porque sabe que gosto é uma coisa muito particular. (Obrigada Luciana por não ser uma prima ignorante, te amo)
Da mesma forma que muitos gostam de uma música ou estilo musical e outros não. As vezes a maioria gosta de uma coisa e uma minoria não. Isso se chama GOSTO.
Você pode não gostar, pode não entender porque há quem gosta, mas respeite. E porque eu estou explicando isso como se você fosse uma criança? Porque infelizmente existem pessoas que só acreditam na "sua verdade", e que se não gosta de alguma coisa deve propagar o ódio sobre isso para todos.
Você dizer em uma conversa que não gosta desse tipo de livro.. não é desrespeitoso.
Você dizer em uma rede social que "quem lê Cinquenta Tons de Cinza é sem vergonha" é ser um IGNORANTE PRECONCEITUOSO.
Então vamos respeitar mais os coleguinhas, vamos?
Vamos deixar as pessoas lerem o que quiseram. O importante é sentir prazer ao ler um livro. Guarde seu ódio para você. As vezes achamos que estamos sendo pessoas morais e na verdade estamos nos afundando mais em ignorância.
Ps: Se você ainda não tem o Kindle Unlimited (clique aqui). Entrando por esse link você ganha 30 dias grátis. Mas se você não sabe o que é Kindle Unlimited, nesse (post) eu conto melhor como funciona. E sobre comprar um Kindle? Vale a pena? Veja mais (aqui).
Acompanhe o Livros com Romances nas outras redes:
Promoções no Telegram - Promoções no Facebook - Instagram - Youtube
2 comentários
Nhoooooooooo tinhamu xuxu! E mesmo não gostando dos filmes, eu vou ver o terceiro com você quando sair!
ResponderExcluirPorque você é um anjinho de Deus :D
ExcluirO que vc acha disso ?