Resenha do livro "Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban - J.K. Rowling" - COM SPOILERS

setembro 03, 2020

Durante 12 anos o forte de Azkaban guardou o prisioneiro Sirius Black, acusado de matar 13 pessoas e ser o principal ajudante de Voldemort, o Senhor das Trevas. Agora ele conseguiu escapar, deixando apenas uma pista: seu destino é a escola de Hogwarts, em busca de Harry Potter. Neste livro o leitor estará mais uma vez mergulhando no mundo mágico de Hogwarts e participando de aventuras repletas de imaginação, humor e emoção, que repetem o encantamento proporcionado pelos livros anteriores dessa maravilhosa série de J. K. Rowling.

Chegamos a um dos meus livros preferidos da série, e se você ainda não leu os dois primeiros, clica nas resenhas para conferir:
Harry Potter e a Pedra Filosofal - Harry Potter e a Câmara Secreta

Ps: Se você ainda não tem o Kindle Unlimited (clique aqui). Entrando por esse link você ganha 30 dias grátis. Mas se você não sabe o que é Kindle Unlimited, nesse (post) eu conto melhor como funciona. E sobre comprar um Kindle? Vale a pena? Veja mais (aqui). Mas vamos falar sobre o livro:


Terminando o segundo ano em Howgwarts, Harry está de volta a casa dos tios para passar o verão mais uma vez. E a cada ano que passa, está sendo mais difícil conviver com eles, já que os maus tratos estão piorando. E dessa vez, além dos habitantes atuais da casa, eles recebem a visita da Tia Guida, que humilha Harry em toda oportunidade que tem.

Harry engole os insultos calado, mas quando ela menospreza seus falecidos pais, em um acesso de raiva ele acaba fazendo que ela infle como um balão, que sai voando para longe. (Quem nunca quis fazer isso com aquela pessoa inconveniente, não é mesmo?). Sabendo que seu tio está furioso, Harry junta suas malas e sai de casa, e enquanto está na rua escura sozinho, acaba recebendo uma carona de um ônibus bruxo que se torna invisível e o leva para o Caldeirão Furado.

Harry tem medo de que seja expulso da escola por fazer magia na presença dos trouxas, e até mesmo que possa ir preso em Askaban, mas fica tranquilo quando Cornelio Fudge diz que ele não precisa se preocupar com isso. Lá ele acaba encontrando seus amigos Rony e Hermione, e é quando o pai de Rony o alerta de que Sirius Black fugiu de Askaban e ele não somente é muito perigoso mas está atrás de Harry.

Voltando para a escola, Harry conhece os dementadores, que sobem no trem que vai para Hogwarts para procurarem por Sírius, e quando Harry passa por um terrível momento na presença deles, acaba desmaiando e sendo ajudado por Remo Lupin, que é o novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas.

Já no castelo, Harry volta a jogar quadribol, e assistir as aulas, que inclusive tem novos professores além de Remo Lupin. Hagrid por exemplo, começa a lecionar uma matéria que envolve criaturas, e a professora Trelawney é a professora de adivinhação. E em meio a tantas coisas novas, Harry ainda precisa se preocupar com a ameaça de Sirius Black. 

Harry está mais maduro nesse livro, e de todos, é o que mais mostra um grande amadurecimento de um ano para outro. Por um lado, é pelo crescimento dos personagens, já que eles não são mais crianças e sim adolescentes, mas por outro, também é porque o mundo bruxo está se tornando mais sombrio, e nesse livro conhecemos muito mais do passado dos pais de Harry e ganhamos muito mais conhecimento do mundo mágico. 

A cada ano, a amizade de Harry, Rony e Hermione se intensifica, mas nesse começamos a ver que além da amizade, um sentimento começa a florescer entre Rony e Hermione, mesmo que os dois ainda continuem se estranhando o tempo todo. Hermione está cada vez mais inteligente, e assistindo o máximo de aulas que pode.

Esse é o único livro da série que não tem Lord Voldemort como ameaça direta, e sim Sírius. Mas não deixa de ser um grande vilão, e acredito que, até entendermos tudo, passamos por bons momentos de agonia com a preocupação de Harry.

Bom, sobre o filme, tenho que dizer que é o filme que mais tenho carinho entre todos. Não exatamente pelos acontecimentos, mas porque ele significou uma fase muito especial da minha vida.
Eu cresci junto com esses personagens. Os primeiros assisti quando era apenas uma criança, e passei um ano esperando até este terceiro ser lançado, quando já era uma adolescente como eles.

Me lembro da sensação ao ir no cinema e ver uma história que eu ansiava tanto por assistir finalmente acontecendo, e foi tão bom. Me lembro de já estar em um momento onde torcia muito para os personagens se gostarem e formarem casal. (eu disse, essa sede por romance é antiga)

Mesmo sabendo que esse filme, foi um dos que mais cortou cenas e alterou outras, ainda sim não tenho do que reclamar, sinto que não posso botar defeito em algo que me fez tão feliz na época. Mesmo que ele deva ter vários. Se você ainda não conhece Harry Potter, não sei em que mundo você vive hahahah, mas pode ser que não tenha lido. Por favor, dê uma chance. Mas se você leu essa série, me conta nos comentários o que achou. Beijos e até a próxima ;*



Quotes

"– Eu não saio por aí procurando encrenca – respondeu Harry, irritado. – Em geral as encrencas é que vêm ao meu encontro."


"– Isso sugere que o que você mais teme é o medo. Muito sensato, Harry."


"Ele apanhou a varinha, tocou o pergaminho de leve e disse: Juro solenemente que não fazer nada de bom […]
Os Srs. Aluado, Rabicho, Almofadinhas e Pontas, fornecedores de recursos para bruxos malfeitores têm a honra de apresentar O MAPA DO MAROTO."


"– Você é a bruxa de treze anos mais inteligente que já conheci, Hermione."


"– A sua experiência com o vira-tempo não lhe ensinou nada, Harry? As consequências de nossos atos são sempre tão complexas, tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente difícil…"



💜💜💜💜💜



Acompanhe o Livros com Romances nas outras redes: 

Promoções no Telegram - Promoções no Facebook - Instagram - Youtube

You Might Also Like

0 comentários

O que vc acha disso ?

Estão lendo