Resenha do livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal - J.K. Rowling" - COM SPOILERS

setembro 01, 2020

Conheça Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas.
O menino de olhos verdes, magricela e desengonçado, tão habituado à rejeição, descobre, também, que é um herói no universo dos magos. Potter fica sabendo que é a única pessoa a ter sobrevivido a um ataque do tal bruxo do mal e essa é a causa da marca em forma de raio que ele carrega na testa. Ele não é um garoto qualquer, ele sequer é um feiticeiro qualquer; ele é Harry Potter, símbolo de poder, resistência e um líder natural entre os sobrenaturais.

Ps: Se você ainda não tem o Kindle Unlimited (clique aqui). Entrando por esse link você ganha 30 dias grátis. Mas se você não sabe o que é Kindle Unlimited, nesse (post) eu conto melhor como funciona. E sobre comprar um Kindle? Vale a pena? Veja mais (aqui). Mas vamos falar sobre o livro:


Como fazer resenha de um livro que praticamente o mundo inteiro já conhece?! (Ou pelo menos viu aos filmes). Antes de tudo, preciso dizer que além da dificuldade de resenhar uma história tão conhecida, faz um bom tempo que eu li o livro, pode ser que eu deixe passar algum detalhe importante que eu gostaria de ressaltar, mas garanto que sou fã número um dessa saga desde a infância, então eu provavelmente vou falar mais do que devia. Ps: tem SPOILERS.

O livro conta a história de Harry, que foi deixado na porta de sua tia por parte de mãe, quando era apenas um bebê, após a morte de seus pais. Agora, ele mora com seus tios e está prestes a completar onze anos. Só que eles ´não são amorosos, eles basicamente só dão "abrigo" a Harry, já que o menino é tratado como empregado da casa e dorme em um quarto minusculo debaixo da escada.

Quando ele está quase fazendo aniversário, Harry recebe uma carta de Hogwarts, que é a escola para bruxos que está destinado a estudar desde que nasceu. Mas o tio de Harry não o deixa ler nenhuma das milhares de cartas que vão chegando a cada dia, e leva todos para uma casa o mais longe possível. Literalmente no meio do mar.

Assim que Harry completa seus onze anos, deitado no chão sujo da sala enquanto seus tios e primo dormem, Hagrid aparece assustando a todos, e trás consigo a carta que finalmente Harry pode ler.
Harry fica espantado ao descobrir que é um bruxo, e que toda a história sobre seus pais terem morrido em um acidente de carro, é uma mentira, contada pelos tios que nunca aceitaram Lilian e Tiago (pais de Harry).

Harry então embarca para um mundo mágico, que já começa pelo beco diagonal (que é um lugar cheio de lojas), e que está cheio de bruxos fazendo as compras para o próximo ano letivo. 
Hagrid ajuda Harry a fazer as compras, e nesse momento ele descobre o quão é importante nesse novo mundo. Que seus pais morreram tentando o salvar, e que Lord Voldemort (ou Lorde das Trevas ou Aquele que não deve ser nomeado) não conseguiu matá-lo, mas deixou uma marca, que é uma cicatriz em forma de raio, que ele tem na testa.

Indo para Hogwarts, Harry conhece Rony e sua família, que o ajudam na estação de trem. Ele e Rony dividem uma cabine no trem e também conhecem Hermione, que logo se junta aos dois formando uma amizade.

Rony é o amigo divertido, abobalhado, cheio de irmãos e família simples , mas que se amam muito e estão sempre juntos.
Já Hermione é uma menina extremamente inteligente, com uma resposta sempre na ponta da língua e vem de uma família de "trouxas" (termo que é utilizado para pessoas que não são bruxos). De início ela é um pouco arrogante, mas aos poucos vai conquistando os dois e logo os três se tornam inseparáveis.

Ao chegar na escola de magia e bruxaria, Harry fica encantando com cada detalhe do lugar imenso, e a partir de então cada dia em Hogwarts é uma aventura. Desde aprender poções com o professor Severo Snape, transfiguração com a professora Minerva, ter aulas para voar em uma vassoura, ou conhecer o lendário Alvo Dumbledore, que é o diretor de Hogwarts e um dos melhores bruxos do mundo.

Harry imediatamente se destaca na escola, tanto por ser uma lenda entre os bruxos, quanto por suas habilidades. Logo já é indicado para jogar quadribol e se torna o mais novo apanhador da história. 
Ele também conhece Neville que se torna um amigo, e Draco que é um garoto maldoso (cuja a família também é).

Embora é um livro curto, muitas informações e situações são jogadas para o leitor. Aqui conhecemos a história e infância difícil de Harry, e somos apresentados a esse universo mágico, vemos sua entrada na Grifinória, que é uma "casa" de Hogwarts (que é dividida em quatro casas: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-Lufa), como ele começa a fazer amigos e finalmente receber algum carinho, mas também vai ter aventuras e problemas sérios para resolver, já que Lord Voldemort está espreitando novamente.

Depois de apresentá-lo a história (que na verdade resumi o máximo que podia), agora as minhas considerações sobre o livro.

Quando era criança, assisti aos dois primeiros filmes, e me apaixonei de cara. Tanto, que passei o ano todo contando os minutos para lançarem o terceiro. Só que naquela época os livros eram muito caros, e eu nem pensei em pegar na biblioteca, (que na verdade quase sempre estava indisponível).

Portanto, fui ler os livros bem depois, mas a experiência foi maravilhosa da mesma forma. Eu senti como se tivesse tido um presente ao ler, porque eu já amava tanto aos filmes, que eu sabia que o livro seria mais completo e eu poderia ter mais conhecimento sobre todo esse universo que eu já amava.

Apesar de alguns momentos a mais no livro e poucas mudanças que fizeram no filme, eu acho que os filmes são bem fiéis a trama. E mesmo quando eu já não podia mais assistir antes de ler, eu ainda ficava feliz ao sair do cinema e ver que o que eu realmente estava esperando, foi colocado na tela.

Sei que provavelmente você não tenha vontade de ler uma história com protagonistas crianças, porque é normal perdemos a vontade de ler livros infanto juvenis conforme vamos envelhecendo, e deve pensar que a sua hora de conhecer a saga já passou. Mas te garanto que J.K Rowling tem a capacidade de conquistar crianças e adultos, já que sua escrita é impecável e sua criatividade é excepcional. Uma história que não para um minuto para você tomar um folego, e isso porque estamos apenas no primeiro livro. Pode ficar tranquilo que o tédio passa longe dos livros de Harry Potter.

Sobre as polêmicas envolvendo a autora, o que posso dizer, é que na minha opinião, o fato de ela postar e dizer coisas absurdas na mídia de tempos em tempos já destruiu a imagem dela como uma boa pessoa para mim. Mas é indiscutível que seus livros da série Harry Potter são incríveis, e independente do que ela diz por ai, ainda vejo muitos motivos para fazer essas leituras.

Mas se você já leu essa série, me conta nos comentários o que achou. Vamos compartilhar dessa nostalgia. Beijos e até a próxima ;*


Quotes

"O Sr. e a Sra. Dursley, da rua dos Alfeneiros, nº4, se orgulhavam de dizer que eram perfeitamente normais, muito bem, obrigado. Eram as últimas pessoas no mundo que se esperaria que se metessem em alguma coisa estranha ou misteriosa, porque simplesmente não compactuavam com esse tipo de bobagem."


"- Ah, vão tomar banho, vocês dois - disse Hagrid - Harry, você é um bruxo."


"Harry desejou ter oito olhos. Virava a cabeça para todo o lado enquanto caminhavam pela rua, tentando ver tudo ao mesmo tempo: as lojas, as coisas às portas, as pessoas fazendo compras."


"– […] Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se."


"– É preciso muita audácia para enfrentarmos os nossos inimigos, mas igual audácia para defendermos os nossos amigos."



💜💜💜💜💜



Acompanhe o Livros com Romances nas outras redes: 

Promoções no Telegram - Promoções no Facebook - Instagram - Youtube

You Might Also Like

0 comentários

O que vc acha disso ?

Estão lendo