Resenha do livro "Harry Potter e o Calice de Fogo - J.K. Rowling" - COM SPOILERS

setembro 04, 2020

Verão, Harry Potter, agora com 14 anos, sente sua cicatriz arder durante um sonho bastante real com Lord Voldemort, o qual não consegue esquecer; três dias depois, já em companhia da família Weasley, com quem foi passar o restante das férias, na final da Copa Mundial de Quadribol, os Comensais da Morte, seguidores de Você-Sabe-Quem, reaparecem e alguém conjura a Marca Negra – o sinal de Lord Voldemort – projetando-a no céu pela primeira vez em 13 anos, causando pânico na comunidade mágica. Será que o terrível bruxo está voltando? Tudo indica que sim...
O ano letivo já começa agitado. Harry volta para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para cursar a quarta série. Acontecimentos inesperados – como, por exemplo, a presença de um novo professor de Defesa contra as Artes das Trevas e um evento extraordinário promovido na escola – alvoroçam os ânimos dos estudantes. Para surpresa de todos não haverá a tradicional Copa Anual de Quadribol entre Casas. Será substituída pelo Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas européias de bruxaria — Hogwarts, Beauxbatons e Durmstrang — que não se realizava havia um século. A competição é dividida em tarefas, cuja finalidade é testar a coragem, o poder de dedução, a perícia em magia e a capacidade de enfrentar o perigo dos campeões. Liderados pelo professor Dumbledore, os alunos de Hogwarts terão de demonstrar todas as habilidade mágicas e não-mágicas que vêm adquirindo ao longo de suas vidas.
Apesar de alunos menores de 17 anos não poderem se inscrever no Torneio, inexplicavelmente Harry é escolhido pelo Cálice de Fogo, um grande copo de madeira toscamente talhado cheio até a borda com chamas branco-azuladas, para competir como um dos campeões de Hogwarts. Tendo a seu lado os fiéis amigos Rony Weasley, Hermione Granger e agora também o seu padrinho, o bruxo Sirius Black, que fugiu de Azkaban no ano anterior, o menino feiticeiro tentará escapar mais uma vez das armadilhas de Lord Voldemort.
Além de todos os desafios, há feitiços a serem aprendidos, poções a serem preparadas e aulas de Adivinhação, entre outras, a serem assistidas, Harry terá que lidar ainda com os problemas comuns da adolescência: amor, amizade, aceitação e rejeição.
Harry Potter é o tipo de livro que fascina, encanta, surpreende e prende a atenção até o último segundo. Uma série recomendada para todas as idades.


Depois dessa sinopse gigante, vamos a resenha. Mas antes, se você ainda não leu os livros anteriores, clica nos links para conferir: Harry Potter e a Pedra Filosofal - Harry Potter e a Câmara Secreta - Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban

Ps: Se você ainda não tem o Kindle Unlimited (clique aqui). Entrando por esse link você ganha 30 dias grátis. Mas se você não sabe o que é Kindle Unlimited, nesse (post) eu conto melhor como funciona. E sobre comprar um Kindle? Vale a pena? Veja mais (aqui). Mas vamos falar sobre o livro:


Quarto volume da série, e confesso que esse é o livro por qual tenho mais carinho. Não pelos acontecimentos em si, mas porque foi o primeiro de todos que li, e ansiei muito por ele. Mas antes um breve resumo.

Eu assisti aos três primeiros filmes, e como não aguentava esperar pelo filme para saber o que iria acontecer, acabei pegando o Cálice de Fogo para ler. Me lembro que o meu primo o pegou na biblioteca, e eu comecei a ler algumas páginas em um dia a noite na minha avó, e fiquei tão encantada que combinei de ir no dia seguinte na casa dele para continuar a leitura. E passei uma longa tarde lendo, devorando as páginas, foi minha primeira maratona de leitura, aaai que saudade. Mas chega de contar meu momento especial e vamos ao que realmente acontece nesse livro.

O quarto ano de Harry desde que ele descobriu ser um bruxo, é bem diferente dos anteriores. A começar por seu verão na casa dos Dursley, que é encurtado quando a família de Rony o leva para A Toca, e lá ele passa por muitos momentos bons e ainda vai com eles para a Copa Mundial de Quadribol, e como Harry adora quadribol, ele fica muito empolgado. Mas apesar da animação de estar em um lugar lotado de torcedores, acampamento com barracas mágicas e um estadio gigante com os melhores times do mundo, os Comensais da Morte aparecem para causarem terror no acampamento e por fim conjuram a marca da morte no céu. Após os acontecimentos terríveis, eles vão começar o ano letivo em Hogwarts, que dessa vez vai ter um evento muito importante no mundo bruxo, o Torneio Tribruxo.

Esse torneio não acontece a muitos anos. É uma competição que reúne escolas, alunos colocam seu nome no cálice de fogo, e apenas um representante de cada escola é escolhido para cumprir as tarefas, e o ganhador no final das provas além trazer prestigio a escola ainda leva a taça.

Só que esse torneio não é simples. As tarefas são perigosas e precisam de muita inteligência para que se consiga resolver os problemas, então somente alunos com mais de 17 anos podem por seus nomes no cálice, que já está enfeitiçado para não ter nenhuma trapaça.

Os alunos escolhidos, são Vitor Krum que representa a Durmstrang, Fleur Delacour para representar Beauxbatons, e Credico Diggory para representar Hogwarts. Mas antes que a noite acabe, o cálice joga para fora mais um nome, que nele está escrito Harry Potter (mesmo que ele não tenha colocado seu nome). E ele não pode simplesmente dizer que não vai participar, já que o torneio é como um contrato.

Muitos novos personagens são envolvidos na história, e nem vou citá-los porque iria ficar muito confuso caso você não tenha lido. Mas muitos são de extrema importância para a história desse e até dos próximos livros.

No livro anterior já era bem evidente o crescimento dos personagens, mas dessa vez, além de constatarmos um grande amadurecimento de um ano para o outro, o ambiente também se torna muito mais sombrio e adulto. Afinal o Torneio Tribruxo pode parecer um nome bonito como uma gincana de escola mas é extremamente difícil e os participantes podem ser gravemente feridos se falharem.

Harry tem toda uma responsabilidade esse ano no qual não tinha antes. Além de ter que estudar em suas matérias habituais, e jogar no time de quadribol, ainda tem que lidar com as tarefas do torneio e fazer o possível para não morrer no processo. Hermione continua sendo minha personagem preferida, inteligente, leal a Harry e ela ganha um grande destaque nesse livro, sua história toma um rumo que poderia ter influenciado a amizade dos três. Já Rony, me decepcionou um pouco nesse livro. Ele deixou de ser amigo leal de Harry para desconfiar de sua amizade e suas intenções. Na verdade todos condenam e julgam muito Harry por ter sido escolhido no torneio, mesmo que ele insista que não colocou seu nome. Demora muito a entenderem que ele não quis participar de propósito apenas para ganhar mais fama. 

Mas Harry consegue seguir adiante e se resolver com os amigos. Só que o problema é que no fim ele pode ter um desafio muito maior, como sempre claro, e que vai mudar Harry para sempre.

O filme também não é dos mais fies ao livro entre todos da franquia, mas não fiquei incomodada com as mudanças e cortes, tirando a parte dos elfos domésticos, que foram tão valorizados no livro e nem apareceram no filme. Para mim seria de extrema importância explicar mais como é a vida desses seres, que trabalham como escravos e não tem respeito algum de seus patrões. Até porque lá nos penúltimo filme seria muito mais impactante toda a cena com Dobby, mas enfim, não deixou de ser uma das cenas mais emocionantes que já vi em filmes.

Caso você ainda não tenha lido, sempre da tempo de começar, mas se você já leu essa saga me conta nos comentários o que achou, vou adorar saber. Beijos e até a próxima ;*


Quotes

"– […] Amortecer a dor por algum tempo apenas a tornará pior quando você finalmente a sentir. Você demonstrou uma coragem acima da que eu poderia ter esperado. Estou pedindo que demonstre mais uma vez. Estou pedindo que nos conte o que aconteceu."


"Se você quer saber como um homem é, veja como ele trata os inferiores, e não os seus iguais."


"Não faça perguntas e não te direi mentiras."


"– […] Você não consegue reconhecer que não faz diferença quem a pessoa é ao nascer, mas o que ela vai ser ao crescer!"


💜💜💜💜💜



Acompanhe o Livros com Romances nas outras redes: 

Promoções no Telegram - Promoções no Facebook - Instagram - Youtube

You Might Also Like

0 comentários

O que vc acha disso ?

Estão lendo