Resenha do livro "Insignias - Karol Blatt"

julho 16, 2018

Será que um grande amor é capaz de vencer uma grande guerra? Para Ahren Müller sua verdadeira guerra foi decretada no momento em que seus olhos cruzaram com os de Hadassa Belshoff. Ahren é um jovem oficial das tropas de elite do führer com uma promissora carreira dentro da Alemanha Nazista de 1942, e se vê numa situação complicada quando conhece Hadassa, uma jovem judia que é levada como prisioneira para a residência de sua família na Polônia. Hadassa, por sua vez, perde tudo o que ama da noite para o dia e se encontra subjugada aos caprichos dos Müller. Quando, durante uma emboscada na floresta, por seu bom coração Hadassa salva a vida de Ahren, o fato leva o rapaz a questionar tudo o que aprendeu e as verdades absolutas do seu líder. Aos poucos, Ahren e Hadassa se apaixonam, mesmo sabendo que esse sentimento proibido poderá sentenciar ambos á morte.

Ps: Se você ainda não tem o Kindle Unlimited (clique aqui). Entrando por esse link você ganha 30 dias grátis. Mas se você não sabe o que é Kindle Unlimited, nesse (post) eu conto melhor como funciona. E sobre comprar um Kindle? Vale a pena? Veja mais (aqui). Mas vamos falar sobre o livro:


Preparados para ouvir uma enxurrada de elogios?!
Antes de tudo vamos entender a história. E vou dizer minhas impressões sobre o livro.

Hadassa é uma jovem que poderia ter tido uma vida incrível, se não fosse pelo fato de que é judia, justamente em uma época que os judeus estão sendo caçados e exterminados.
Quando começa o caos, Hadassa e sua irmã são levadas de casa e jogadas em um trem como se fossem pedaços de lixo. Então elas novamente são jogadas em um galpão, e Hadassa precisa proteger sua irmã (que é apenas uma criança) de ser abusada.

Ahren é um oficial do exercito nazista, um homem frio, que segue todas as ordens de Fuhrer sem pestanejar, mas quando vê a cena a sua frente impede as agressões, e também decide levar Hadassa para ser empregada em sua casa, já que afinal ela é muito bonita para ser mandada a um campo de concentração. 

Assim que Hadassa chega para trabalhar na mansão, ela trabalha muito e quase não tem estrutura para viver. Para os empregados é dada pouca comida, pouca higiene e nenhum conforto. Como se não bastasse, ainda sofre muitas humilhações, especialmente da madrasta de Ahren, que constantemente está procurando uma forma de prejudicá-la. Mas no meio de tanta tristeza em que sua vida se tornou, Hadassa cativa a irmãzinha de Ahren, a pequena Lindie, que se torna uma luz em meio a tanta escuridão. E Lindie não vê raça ou tem qualquer pré-conceito. Apenas se aproxima de uma mulher que lhe é gentil e da todo carinho possível a ela, tanto que Hadassa se torna uma figura materna, já que sua madrasta é tão indiferente.

Com o passar do tempo, Hadassa permanece trabalhando pesado, mas aos poucos algumas mudanças sutis vão acontecendo. Como um olhar de desprezo é substituído por um enigmático. O toque que causava tanta dor, torna-se mais suave. E as palavras que a feriam tanto, vão desaparecendo. Tudo isso faz com que Hadassa sinta um misto de sentimentos por Ahren, que variam entre o asco e algo que ela ainda não tem certeza do que seja.

Mas a grande mudança realmente acontece, quando Ahren corre risco de vida, e Hadassa escolhe entre o óbvio, que é deixar o homem que lhe afastou da família e causou tanta dor, morrer, ou, agir de acordo com seus princípios, e salvá-lo. E ela o salva. O que também causa grande surpresa em Ahren.

Agora preciso contar o que achei desse livro. A começar pela capa, que imediatamente fiquei encantada, e de longe posso dizer que é a mais linda entre os meus livros da estante do Skoob.
Vi essa indicação em um grupo do Facebook, e logo me apaixonei pela sinopse, já que adoro ler sobre esse período histórico. Mas confesso que fiquei com receio se a autora conseguiria abordar um tema tão delicado, retratar corretamente as crueldades do nazismo, e ainda sim unir dois personagens que estavam em lados opostos. Só que a autora não só retratou tudo muito bem, como conseguiu fazer a relação do casal transitar do ódio para o amor de uma forma bem orgânica, em momento nenhum parecendo forçado.

Também me emocionei muito com a dor vivida pela Hadassa, de ter perdido tudo o que conhecia, para ser escrava de pessoas que a odiavam. Senti na pele, a dúvida dela em deixar-se aproximar de um homem que lhe causou tanto mau, mas que na verdade, pode ter a salvado de um destino muito pior. Os dois personagens vivem em constante batalha com seus sentimentos. Os dois foram obrigados a se odiarem, e mesmo que não o façam, ninguém jamais aceitaria essa relação. Portanto eles precisam quebrar seus próprios pré-conceitos, e lutar contra um mundo todo, só para que fiquem juntos.

Outra grande surpresa é ver que a autora é brasileira, e te garanto que a escrita fluida e delicada não deixa nada a desejar para as estrangeiras. Na verdade ela é bem melhor do que muitas que já li. E sinto por não ser um livro tão famoso, que provavelmente você não fazia ideia de que existia. E gostaria de coração que ela seja cada vez mais reconhecida pelo trabalho incrível que faz.

Ao final dessa história, eu senti um aperto no coração, e sabia que um pedaço dele estava ficando ali com esses personagens. Por dias fiquei pensando sobre esse livro. Em como ele homenageia tantas pessoas que passaram por uma história horrível, e imagino quantas Hadassas e Ahrens não existiram?! Quantas pessoas não passaram pelo mesmo problema, apenas por causa de um homem cruel que decidiu impor seus pensamentos loucos aos outros?!

Espero de coração que você dê uma chance e leia esse livro. Mesmo que você não seja um fã de romance, tenho certeza que esse livro vai te emocionar como me emocionou. Nunca vi um livro tão pouco reconhecido, mas com tantas qualidades como esse. Então não posso deixar nunca de indicá-lo.

Se você já leu, comenta aqui nos comentários o que achou, que vou adorar saber. Beijo, até a próxima ;* 


Ps: infelizmente o livro não está mais disponível para compra, mas vou deixar o meu link da Amazon (Insignias).

Acompanhe o Livros com Romances nas outras redes: 

Promoções no Telegram - Promoções no Facebook - Instagram - Youtube


Quotes

"Então, de um momento para o outro, eu soube que as coisas tinham acabado de mudar entre nós. E não eram para melhores."


"Nós não podíamos ficar juntos. Aquele sentimento entre nós era doentio. Nazistas odiavam judeus. Eles tiravam nossas casas, separavam famílias. Eles não eram bons, eles carregavam armas e não hesitavam em usá-las contra nós. Eu não devia sentir nada por nenhum deles."


"Não importavam quantas coisas boas nós dois encontrássemos pelo caminho, nossa porção de felicidade estava sempre vinculada a uma dose de tristeza."


"A agonia parecia crescer dentro de mim com tanta força que impedia meus pulmões de realizar seu trabalho normalmente. E, naquele momento, eu desejei o próprio fim da minha existência. Era melhor estar morta do que possivelmente apaixonada por Ahren Müller."


"Você é a parte que faltava em mim. Não importa o que dizem as leis fora destas paredes, nossos corações pertencem um ao outro. Para sempre."


"Meu coração vai ficar aqui com você e um homem não vive sem um coração."



💜💜💜💜💜

You Might Also Like

0 comentários

O que vc acha disso ?

Estão lendo